quinta-feira, 30 de setembro de 2010

VARIEDADES DE UVAS DE FRIULI-VENEZIA GIULIA

Não é incomum as propriedades em Friuli-Venezia Giulia cultivarem uma dúzia ou mais de variedades de uva e as engarrafarem separadamente. Algumas estão sendo descartadas, mas a produção regional continua extraordinariamente variada.

Variedades Locais
Malvasia - Típica de Collio, onde amadurece e ganha toques de especiarias e é chamada Malvasia Istriana. Em Aquileia, produz um branco mais simples, porém encorpado.
Picolit - Esta doce uva branca de Colli Orientali desfruta de prestígio local produzindo vinho exclusivo e caro. Pode sofrer um distúrbio genético chamado aborto floral, que é capaz de devastar plantações inteiras.
Pignolo - Extremamante tânica, longeva e rara, está voltando a ser cultivada em Colli Orientali.
Refosco - Cheio de frutas silvestres e taninos suaves, os exemplos deste tinto provêm de Colli Orientali. Seu nome completo é Refosco dal Peduncolo Rosso e tem uma subvariedade que elabora o vinho Terrano em Carso.
Ribolla Gialla - Plantada em Collio desde o século 12, esta uva branca perdeu bastante espaço ao longo dos anos, mas atualmente está havendo uma certa demanda por seus sabores secos e cítricos.
Schioppettino - Esta uva tinta é escura e cheia de aromas exóticos. Seu vinho deve ser consumido jovem.
Tocai Friulano - Uva branca mais plantada na região. Requer altitude elevada e manejo cuidadoso. Ganhou muita atenção dos vinicultores de Collio e Colli Orientali na última década. Os estilos dispensam carvalho e se destacam pelos aromas vivazes e de final amendoado.
Verduzzo - Uva branca com sabor de maçã da DOC homônima, gera um confiável e acessível vinho de sobremesa. É também usada para a microprodução do Ramandolo DOCG.

Variedades Internacionais
Sauvignon Blanc - É a uva mais bem-sucedida em Friuli-Venezia Giulia, saindo-se melhor no triângulo de Collio-Colli Orientali-Isonzo, onde aromáticas versões fermentadas em tonel são mais habituais.
Pinot Grigio - É a principal variedade de Isonzo. Produtores desta DOC foram os primeiros da Itália a colocar Pinot Grigio em carvalho. Os vinhos são imponentes, saborosos e longevos. A Pinot Bianco elabora refinados vinhos com aromas de flor de laranjeira e frutas secas em Collio. Os estilos Chardonnay variam do elegante borgonhês ao ensolarado californiano. A variedade é mais forte em Isonzo e Colli Orientali. A cepa Merlot amadurece melhor do que a Cabernet Sauvignon e pode render vinhos que se equiparam aos melhores do país e de outras partes do mundo.

Nenhum comentário: